A importância dos blogues na atualidade


 Olá meus amores! Antes de mais gostaria de salientar que este post é dedicado a todos os meus colegas da blogosfera e tem como principal objetivo esclarecer dúvidas e dar a devida relevância que os nossos blogues tanto merecem. Como blogger sei quais as dificuldades e atrocidades com as quais lidamos diariamente, o qual gostaria que os nossos cantinhos fossem vistos com mais profissionalismo da parte das marcas e não apenas como um local de despejo de ideias e/ou matéria de diário pessoal, ainda que alguns blogues tenham optado por esse tipo de conceito, acredito que a maior parte deseja ou anseia por algo mais. 
 Adiante irei enumerar alguns dos benefícios do mesmo perante as empresas, pois como dei a entender anteriormente, nós lidamos com muito todos os dias e mais do que todo o trabalho envolvido ainda temos de lidar com a questão financeira para podermos crescer os nossos cantinhos e torná-los mais visíveis, com o intuito de ajudar leitores a obter o conteúdo desejado da melhor forma e de modo que seja esclarecedor o suficiente, é claro que se tivermos o apoio das empresas/marcas tudo se torna mais fácil e garantidamente mais benéfico para todos.
Abaixo apresento algumas boas razões pelas quais as empresas devem apostar nos blogues.

Principais razões para as empresas nos procurarem: 

. Visibilidade - Esta é sem dúvida a maior razão pela qual as empresas deverão então procurar os blogues pois a blogosfera ganha cada vez  mais espaço perante o mercado atual visto que, através do blogue aquele que poderá ser o possível consumidor tem uma opinião mais pormenorizada sobre determinado produto, o que por sua vez leva a que o leitor ganhe mais confiança sobre o artigo e deste modo concretize a compra final.

. Pormenor e detalhe - É com amor e carinho que expresso a minha opinião neste ponto, pois sei perfeitamente o trabalho/tempo que todos nós investimos constantemente em questões de pormenor e detalhe para dar ao leitor a melhor experiência possível em termos de construção de imagem, que passa não só pela fotografia em si, mas também por toda uma construção em torno da mesma, eu diria uma espécie de cenografia, que é essencialmente tudo aquilo que conseguimos observar na imagem e não apenas o produto principal. 
Neste ponto, nós bloggers somos "experts" e portanto, é fundamental que as empresas tenham isto em consideração pois é de uma enorme relevância aquilo que fazemos.

. Feedback - Como não poderia faltar, o tão conhecido feedback e o qual é um pioneiro da criação do conceito de blogue. Ele é grande parte da importância do mesmo porque é aqui que o blogger dá a sua mais genuína opinião( pelo menos é esse o objetivo). O mais interessante é que aqui o nosso blogger fala em primeiríssima mão o que pensa em relação a determinado produto, o que por sua vez faz com que o público tenha maior interesse, pois é uma opinião de outra pessoa sobre determinado artigo que por exemplo, é o artigo que esse leitor até está a pensar comprar. Então podemos dizer que o papel do blogger aqui é fulcral!

. Pesquisa - Considerando que há por aí muitos bons bloggers e quem diz bloggers diz profissionais, assumamos que todos eles fazem uma pesquisa sobre determinado assunto (que é o meu caso), não há grande margem de erro aqui pois feita a pesquisa, claro se for bem feita, os pontos principais têm de bater todos certos e depois é só juntar a opinião pessoal do blogger. 

. Nicho - Aqui como já devem ter percebido é onde o blogger se debate. Por exemplo, há "n" blogues para determinados tipos de nicho, pode ser um blogue direcionado para a moda, ou para a beleza, até mesmo para o lifestyle, os quais as empresas devem ter em conta quando selecionam os blogues pois é evidente que este trabalho em parceria irá ter muito mais sucesso se trabalharem ambos para o mesmo tipo de público, estou certa? Na minha opinião, já o fiz e posso dizer que resulta 100 vezes melhor pois temos a mesma visão e conseguimos trabalhar em equipa.

. A relação blogger/empresa - Como em todos os outros tipos de trabalhos (sim trabalho pois, ser blogger já é considerada profissão), deverá haver uma boa relação entre ambas as partes. Considero então uma boa relação, aquela relação profissional que passa pelo respeito mútuo. Quis acrescentar este ponto pois, acho fundamental, acho que muitos de vocês que estão a ler conseguem entender o porquê, mas também passo a explicar melhor. Ainda existe muito aquela ideia de que os bloggers é que necessitam das empresas e não ao contrário, de fato nós precisamos sim, como já disse anteriormente pois nós fazemos todo um trabalho pelo qual apenas costumamos ter mais despesa do que lucro então se pensarmos por esse lado é verdade que a ajuda das marcas aqui é muito útil, mas todos sabemos que não somos só nós que precisamos das marcas pois, as elas procuram-nos precisamente por também precisarem de nós, certo? Então até aqui estamos todos de acordo. 
Peço então que seja reconhecido o devido valor ao trabalho que prestamos e ficamos todos a ganhar! :)



34 comentários

  1. Adorei!Realmente, muitos tem a perspectiva que só os blogguers precisam das empresas,mas o contrario é uma realidade.Por isso o nome de parceria. É uma troca! Eu já levei o blogger como um hobby,hoje estou profissionalizando e levando mais a sério e muito feliz com o resultado. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela tua opinião linda. Eu pessoalmente também já tive o blogue como hobbie mas a verdade é que atualmente existe uma necessidade e sendo assim tenho feito com que fique o mais profissional possível. :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Interesting and real topic,great post :)

    ResponderEliminar
  3. Penso que somos cada vez mais valorizadas porque partilhamos essencialmente opiniões verdadeiras que significam muito para as nossas leitoras!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/zaful-lemon-stripes-review.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Beatriz e fico muito feliz por assim ser, é merecido!
      Beijinho

      Eliminar
  4. Great post! ♥


    Saw your blog and thought if you would like to follow each other? Follow me and I'll follow back asap. Let me know what you think. I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks dear. <3

      I will visit you now. Thanks for the interest.
      Kisses

      Eliminar
  5. Love the topic you chose. It just shows that blogging can be a profession and is something that now brands look toward working with more bloggers.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks darling. I´m glad we are having the recognition we deserve. :)
      Kisses

      www.trendsandfashionblog.pt

      Eliminar
  6. Olá meu bem, bom dia :')
    Ohn, tu é que és uma querida. Mesmo :') Fico muito feliz por ler isso. A minha mãe foi a minha primeira leitora e uma das pessoas que me deu mais força quando criei o blog. Fazia todo o sentido ela ter um espaço para ela... e o feedback foi tão bom que vou continuar a partilhar tudo aquilo que ela mais gostar!

    Em relação ao teu post: não poderia estar mais de acordo. Há muita gente na blogosfera que, como dizes, optou por um outro caminho. Prefere não escrever muito e limitar-se a não dar grande detalhe. A maior parte das empresas - pelo menos aquelas com as quais eu trabalho diretamente -, preferem muito detalhe. Contudo, outras há que pagam só mesmo para serem publicadas fotografias. Para mim, não faz qualquer sentido publicar o que quer que seja só para obter retorno monetário, uma vez que, tendo em conta que devo sinceridade aos meus leitores, sinto necessidade de descrever ao máximo a minha experiência!
    Precisamos sabes de quê? de nos unirmos mais... coisa que, neste mundo, não é assim tão fácil... e todos nós já percebemos porquê!

    És um máximo, já te disse?

    NEW DECOR POST | FINALLY: IT’S MY ROOM TOUR :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu doce! Bom diiia. :D
      Entendo perfeitamente, sendo que é tua mãe e te ajuda nem faria sentido se fosse de outra maneira.. É muito lindo observar toda essa cumplicidade. :)

      Na questão das parcerias não podia estar mais de acordo contigo, eu pessoalmente prefiro o produto de qualidade e se for português melhor ainda mas claro, depois há aqui todas umas outras questões que também influenciam a que faça um ou outro trabalho para outro tipo de empresas e sobretudo a questão financeira mas irei-me manter sempre fiel aos meus princípios e depositar aqui a minha mais verdadeira opinião. :) <3
      SEM DÚVIDA, tinha de escrever em caps para dar o enfâse que tanto se aplica aqui! Eu não poderia estar mais de acordo que deviamos ser todos muitíssimos mais unidos mas infelizmente há sempre os que preferem ir contra a maré ou para próprio benefício ou simplesmente por teimosia. :p

      Ohh! :D E tu és uma das pessoas mais queridas e simpáticas de sempre sabias ?

      Eliminar
  7. Beautiful post!
    Do you want to follow each other?
    If you like the idea you can comment on my post.

    Kisses

    https://intonezzee.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Milica! :D Thanks for the invite. I will visit your blog asap.
      Kisses

      Eliminar
  8. Eu amei o seu post, eu creio que nosso trabalho é muito importante e trazemos muito conteúdo, marketing e confiança também.
    Além da amizade que fazemos com outras blogueiras.
    Amo demais esse mundo! *--*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada linda. É verdade sim, é todo um trabalho complexo que vale o esforço e claro, as amizades na blogosfera que são algo de muito único. :)
      Eu também!! <3
      Beijinho

      Eliminar
  9. Great informational post on blogging. Thanks for sharing.

    https://www.missymayification.co.uk

    ResponderEliminar
  10. Interesting post!!

    https://julesonthemoon.blogspot.it

    ResponderEliminar
  11. Olá bé <3 Um dia feliz para ti <3

    Por acaso sempre fomos muito assim e sem dúvida alguma que o facto de ser uma das minhas maiores impulsionadores, aqui no blog, acabou por nos unir mais. É das primeiras pessoas a perguntar se preciso de ajuda para fotografar o que quer que seja!

    Eu vou ser-te muito sincero em relação a isso... nunca cobrei dinheiro nenhum para fazer uma publicação. Acho desonesto. E mais: há empresas que me contactam, a pedir o envio de produtos e pagar para falar sobre eles... Não acho muito coerente porque vamos ficar sempre em check. O mesmo acontece com aquelas marcas chinesas que pagam para fazer posts colaborativos. Confesso que, ainda hoje, não entendo. Creio que não podemos falar de uma coisa que, à priori, não testámos e não sabemos como é :)
    Um blog não é só feito por parcerias e creio que já percebeste isso :D
    Não o seremos enquanto as pessoas não perceberem que há lugar para todos e que, cada blog, é um blog diferente :)

    Obrigado, meu anjo!!! Acho que consegui algo mesmo à minha medida... após tantos anos a pensar e a repensar. Os charriôs fazem imenso jeito ahahah pelo menos ajudam a ver a roupa que tenho. Caso contrário não usava metade ou teria de comprar a pensar que não tinha :P Comprar por comprar já não faz o mínimo sentido :D Existem outras prioridades!

    Um beijo gigaaaante <3

    NEW TIPS POST | PREPARES YOUR BODY SKIN FOR SUMMER :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu doce. :D Um dia feliz para ti também! <3
      Com certeza, imagino que deve ser muito gratificante trabalhares com ela e toda a cumplicidade que já têm enquanto mãe e filho só fica ainda maior com essa colaboração entre ambos. :)
      Em relação à questão das parcerias com as empresas tenho de discordar em parte pois tenho feito um grande investimento, como muito bloggers e acho que se não formos no mínimo ricos temos de recuperar algum do dinheiro investido se não mais cedo ou mais tarde, sem querermos, temos de abdicar do blogue porque não temos material para desenvolver conteúdo. Por exemplo eu ainda há uns dias comprei uma Canon EOS 200D e custou-me os olhos da cara, é o modelo mais In de momento para o nosso tipo de profissão e claro, faço isto porquê? Quero dar à empresa e ao leitor a melhor experiência possível quando vê ao meu blogue mas não sou, nem de longe nem de perto, rica e então preciso de algum modo que, as empresas colaborem comigo de maneira que, seja bom para ambas as partes. :)
      Em relação às empresas chinesas, confesso que já fiz post a divulgar produtos das mesmas mas sei que há imenso público que gosta de comprar em lojas como essas, por serem atualizadas e acessíveis, mas sei que a qualidade do produto não é a melhor e daí não me adiantar muito também nessa parte, mas também sei que, muitas das vezes compramos roupas e/ou acessórios em lojas como Pull and Bear, Zara, Mango, entre outras e mesmo nessas se reparares temos etiquetas que dizem "made in china" por isso é muito uma questão de saber escolher a peça e ver a composição do material.

      Opa imagino que siiim! :D Eu quero tanto um mas como estou com o meu namorado, a opinião dele também entra e aí é mais difícil fazer o meu cantinho ao meu próprio gosto.

      Um beijinho enorme <3

      Eliminar
  12. Comecei neste mundo em 2009 e sinto, cada vez mais, o crescimento e a valorização que nos têm dado hoje em dia!

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana. :)
      Muito bom saber a tua opinião e mais, vindo de alguém que já está na blogosfera desde 2009.
      Beijinho

      Eliminar
  13. Eu adoro suas postagens, estou esperando ansiosa por mais!!
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu adoro ter-te por cá linda. :D
      Beijinho <3

      Eliminar

Translate

Obrigada pela visita ao meu blog ! :)